quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Testes de gravidez, como escolher

Vamos falar de testes de gravidez?
Existe uma grande variedade de testes de gravidez disponíveis em farmácias, parafarmácias e em outros estabelecimentos que vendem produtos de saúde sem receita médica, isto já todas sabemos.
Todos eles medem a mesma coisa: a presença da hormona HCG (gonadotrofina coriônica humana ou gonadotrofina coriónica humana) na urina. Esta hormona é única porque só existe no nosso organismo na presença de uma gravidez.
O teste não mede os níveis diferentes da hormona apenas a presença ou não. Os níveis são diferentes conforme o tempo da gestação.
Até aqui, tudo simples. O que quero falar é dos testes que não se fazem na farmácia.
O único teste que mede os valores da HCG é o teste sanguíneo. Ora vejam o quadro:










Na minha 1ª gravidez utilizei um teste da farmácia, muito conhecido. Resultou! deu positivo, e guardei-o até hoje. Não é muito higiénico, eu sei, mas acreditem quando digo que sempre olho para ele com amor e não com nojo...
Nas duas vezes seguintes sempre recorri ao laboratório para testar a urina. Porquê? Simples! por uma questão de custos.
Testar a HCG através de um laboratório custa metade do teste da farmácia mais barato. Isto se testarmos a urina, caso não tenham medo de agulhas como eu, podem optar por fazer o teste de sangue que é o mais fidedigno que há, sem lugar a erros.
Caso optem pelo sanguíneo tenham em conta que o resultado pode demorar, mas é correto e ao contrário do da urina este não sabem na hora, e o valor é mais elevado pois custa em média 35€. Sugiro que peçam ao vosso médico GO uma prescrição para o teste sanguíneo, isto se tiverem oportunidade de fazer uma consulta pré-natal, o que aconselho vivamente que façam, falarei nisso noutra oportunidade.
Porquê que os testes de urina nem sempre são fiáveis? Nem sempre as razões são óbvias mas as mais comuns são: Pela pressa/urgência de saberem o resultado e não esperarem pelo menos 1 semana depois do 1º dia de atraso. Nas primeiras semanas os valores são ainda muito baixos e por vezes não são detectáveis. Depende também da hora em que fazem o teste. De manhã, na primeira urina a concentração da hormona é mais fácil de detectar, se fizerem ao fim do dia, por exemplo, pode dar um falso negativo. Depois há outro truque que vos vou ensinar que é: não beber muitos líquidos na véspera do teste.
Por ultimo, onde fazer o teste de urina? Fácil, fácil!! Onde costumam ir quando têm análises ao sangue para fazer? Pois é aí mesmo que devem ir! Não precisam de prescrição, só têm de se identificar, ai pois é!
Mas caso prefiram descobrir discretamente, e só para vocês, seja qual for o resultado... então o melhor é mesmo o da Farmácia.
Esclarecidas?


quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Grávida, eu? E agora????

Faz agora um ano a minha vida mudou.
Foi o choque!
Não que não estivéssemos a tentar, mas tentávamos há tanto tempo... a esperança fugia de mês para mês quando o impensável aconteceu!
Era mesmo verdade, estava grávida.
- olhe que não é psicológico, está mesmo grávida! Olhe aqui, nem precisei esperar, já está!.. Dizia a analista, Lídia. -Posso tirar uma foto? perguntei, enquanto não continha as lágrimas!
Agradeci e despedi-me com um abraço, sai a porta e dei a noticia ao Pedro: "Parece que vais ser pai outra vez!"
Aqui está a foto! A minha estrelinha tinha chegado!..