sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Só para meninas! Uma partilha intima

Cá estou eu, fresquinha das férias. Na foto tínhamos acabado de sair da piscina fluvial do Agroal, sem filtros, nem maquilhagem. Ao natural!
Foram muito tranquilas estas primeiras férias grandes com o Simãozinho. Primeiras porque no ano passado a meu ver, não contou. 
Estava a gozar a minha licença de maternidade e o Pedro tinha acabado de mudar de emprego e por isso não teve férias. Consideramos estas as primeiras férias. Foram 3 semanas e meia de sopas e descanso. Muito calor, muitos banhos e muitos miminhos ao nosso piratinha que desde que começou a andar, não pára, literalmente.
Em breve também vou voltar a falar do meu checkup. Fiz a primeira parte dos exames mas ainda falta a parte 2 e a 3. Depois virá a consulta final com os resultados. 

Vou então partilhar 2 temas relacionados com algo que é comum a todas as mulheres. E o que é? O período menstrual, claro!
Eu disse que ia ser muito "à frente". Vamos a ver se vocês acham o mesmo.

Copo Menstrual

Há mais de 3 anos que escolhi usar o copo menstrual. (Lembro mais uma vez que sempre que clicarem nas palavras a azul e sublinhado nos meus textos, vão abrir uma outra página que explica mais detalhadamente os conceitos.)
O que me levou a optar, na altura, pelo copo foram 4 razões que pesaram bastante na minha decisão. Para mim são estas as principais, mas as vantagens são muitas.
A primeira foi a questão económica. Eramos duas meninas cá em casa a menstruar e era exorbitante o valor mensal que se gastava em pensos e tampões. A segunda razão foi higiénica, por motivos óbvios. Imaginem a quantidade de produtos menstruais que ia parar ao lixo. Com o copo a higiene é imensa e tudo é inodoro. A terceira, e essa pesou muito, foi a razão ecológica. Um copo menstrual se bem utilizado, dura até 10 anos. Os pensos e tampões não são bio-degradáveis a curto prazo. A quarta razão é clínica. O copo previne infecções, pode ser usado durante muitas mais horas, inclusive durante toda a noite, coisa que os tampões são desaconselhados. Outra vantagem clínica que ainda não li em lado nenhum, mas que me apercebi pouco depois de começar a usar foi que o copo exercita a musculatura vaginal e previne as perdas de urina. Ah! pois é!.. 
O copo não é propriamente uma novidade. A primeira patente foi registada há mais de 80 anos. Porque não é mais divulgado e aconselhado? Perguntem a essa grande indústria dos pensos e tampões... Minhas meninas, o copo está para as energias renováveis como os pensos e tampões estão para as energias fósseis, caras e altamente poluentes! É o que acredito. Em breve espero que a minha filha siga o meu exemplo. Há no mercado muitas opções e tamanhos. Aconselho a lerem muito sobre os prós e contras e a verem os vídeos com conselhos e testemunhos no Youtube.
Por último, sabem que o copo menstrual está a mudar a vida das meninas africanas? Leiam este artigo: Como o Copo Menstrual está a mudar a Vida das mulheres em África. Desde sempre as meninas estão impedidas de frequentar a escola quando estão menstruadas. Por razões económicas não podem comprar pensos higiénicos. O copo está a mudar isso. Já há organizações a ajudar como a Days for Girls e outras que por cada copo vendido, doam outro. Muito interessante! Maravilhoso como algo tão simples pode fazer toda a diferença na vida de uma mulher. Vejam os vídeos e leiam os artigos, informem-se e depois contem-me se já usam ou se estão a pensar usar. Como o copo não é barato (entre €20 e €30) convém informarem-se muito bem antes de comprar, ok?


Apps Menstruais

Sempre que vou à ginecologista, ela faz a pergunta da praxe: - Quando foi a ultima menstruação? - Eu pego no telemóvel, abro a minha aplicação e digo-lhe a ultima data, a duração do ciclo, a média dos últimos meses, etc. Ela fica sempre encantada! Acho que esta aplicação é o sonho de todos os ginecologistas, a sério! Gosto imenso e já uso há mais de 4 anos, sensivelmente. Eu escolhi o Calendário do Periodo. Para além de te ajudar a controlar o período menstrual, faz o calculo com base na média dos 3 últimos ciclos, dá-te informações sobre o período fértil (o que é óptimo para quem quer e para quem não quer engravidar). A mim, ajudou-me a engravidar e tem opção para alterar para modo gravidez, o que foi muito giro pois ia contando as semanas. Já não gostei muito foi quando voltou ao modo período menstrual depois da gravidez. Ficou muito baralhado inicialmente. Tive de esperar 3 meses mas agora, já atinou outra vez. 

Mudei de telemóvel há umas semanas e fiquei aflita com medo de perder a informação toda. Segui o conselho da própria aplicação e fiz no meu mail uma cópia de segurança que depois actualizei. Bateu tudo certo! Parecia magia! Acredito que esta app pode ser muito útil. Há muitas mais aplicações, mas esta foi a que escolhi e estou muito satisfeita.
E é tudo. Espero que tenham gostado, eu gostei muito de estar convosco!
Obrigada por me lerem, beijinho.


@anavalido 2017


Revisão Beatriz Valido