terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Mais sobre a sopinha do bebé!

Olá! Hoje o post é curtinho!
Afinal o peixinho fica adiado até aos 9 meses!
O mesmo para o ovo e os citrinos.
A única alteração que introduzimos foi a couve-flor e os brócolos, e correu muito bem!
De inicio estava muito receosa com a introdução programada de alimentos mas, todo o bom pediatra que se preze não nos deixa sair da consulta sem um esquema detalhado de introdução alimentar. 
O Simão gostou da sopa mas teve truque da mamã. Perguntei ao Pediatra do Simão se em vez de batata branca não poderia usar batata doce. Ele concordou e a sopa marchou logo! Achei, no entanto, que ele choramingou um pouco pelo que me pareceram cólicas, não muito intensas, mas não deixaram de ser cólicas e optei por retirar a batata doce. Só que nessa altura, 2 dias depois, já ele se tinha adaptado à sopinha e foi uma maravilha! A foto é da 1ª sopa e como vêem, não há caretas!
Não há nada como falar nas consultas sobre todas as duvidas. Ficar atentas a qualquer sintoma. Perguntei ao médico quais os sinais de que poderia haver intolerância. Sinais como borbulhas, vermelhidão, manchas, falta de ar, diarreias, etc. são alertas de que algo não está bem. 
Quando introduzi as carnes na sopa notei que os cocós ficaram duros e o Simãozinho esforçava-se notoriamente. Falei com o pediatra e alterámos a água que uso na preparação do leite e da sopa. Deixei a do Luso e começámos a usar Vimeiro que tem maior teor de magnésio. Foi o suficiente! 
Por ultimo uma dica: Embora eu faça as sopinhas e os purés de fruta na Bimby, optei por cozer primeiro a carne à parte e usar a água de cozer a mesma na preparação das sopas. Asseguro que fica deliciosa!
Quanto às papas, como o Simãozinho bebe leitinho hipo-alergénico escolho sempre papas a preparar com o leitinho dele e deixo de lado as lácteas. Quanto ao Gluten, atrasei 1 mês. Podia introduzir aos 6 mas esperei pelos 7 e dou muito raramente. Porquê? Manias de uma mãe Paleo!!!!
Experimentem as dicas se vos parecerem úteis e depois partilhem as vossas experiências. Quero aprender mamãs!
Estou muito grata porque tenho um comilão em casa! Nisto os meus filhos são parecidos, Graças a Deus! Sempre prontos quando vem uma colher na direcção deles! (risos)
Beijinhos e obrigada por me lerem!

domingo, 8 de janeiro de 2017

O Bebé já come à colher!

Há muito que não vos escrevo. Não tem sido fácil encontrar tempo com o meu regresso ao trabalho e a uma nova rotina. Mas não me queixo! Tenho uma grande ajuda, a melhor do mundo! Tenho a minha mãe comigo a tomar conta do neto mais novo e, ao mesmo tempo, a apoiar os outros 2, o que é óptimo para todos! O Simãozinho faz hoje 7 meses. Parece que foi ontem, o meu homenzinho chegava finalmente. Tão lindo e redondinho! Como adorei o seu primeiro soninho aninhado junto a mim! Ouvir o seu respirar, o seu corpinho quente e pequenino junto ao meu, sentir o seu cheirinho!  Já não precisava de imaginar os seus movimentos, expressões, os traços do seu rosto, a forma das suas mãos... Estava ali o meu bebé, entregue aos meus carinhos e cuidados, todo meu para o contemplar todo o tempo do mundo! E que emoção o 1º leitinho que lhe dei. E a muda das fraldas? Já vos contei que durante as 2 primeiras semanas mais ou menos, sempre que abria a fralda apanhava um pequeno susto? Sempre fui mamã de menina e quando destapava a fralda, não esperava ver uma "mangueirinha"! (risos) Isto durava um centésimo de segundo,  depois logo me recompunha e sorria pensando que agora tinha um rapazinho e era tão bom quanto diferente!
O meu rapazinho está a crescer e eu não tenho pressa nenhuma. Desta vez estou a viver a maternidade a um ritmo lentamente delicioso. Não tenho outra forma de descrever a experiência com o meu Simãozinho. A vida deu-me uma nova oportunidade de fazer melhor e melhor... é tão saboroso!
Esperei, por esse motivo, que na consulta o Pediatra me indicasse que estava na altura do Simão começar a comer "bife com batatas fritas". É esta a expressão que o Dr. usa quando falamos em introduzir a comida à colher. Notei que só leite já o aborrecia, por um lado, por outro parecia que não o saciava. Queria mais e mais!
Foi então que aos 5 meses começámos a aventura da colher. Primeiro só papa. Correu muito bem! Depois experimentou a sopa e correu também lindamente. A primeira sopa foi feita com legumes 100% biológicos. Sempre que posso (não é todas as semanas) vou ao mercado biológico de Carcavelos (Qta Alagoa) e compro os legumes das sopas. Hoje tenho um comilão em casa que só visto! A fruta foi introduzida logo de seguida e é um sucesso. As preferências são um pouco exóticas e vão para a Manga e a Papaia! Para ajudar nesta transição e nas refeições optei por este prato da Chicco com reservatório para água quente que mantém a comidinha quentinha uma vez que de inicio ele demorava muito a comer. A colher, escolhi esta de silicone da Avent. Entretanto a maminha... acabou! Foi muito difícil para mim, quer emocional, quer fisicamente lidar com a rejeição mas, não foi a 1ª vez! Não me surpreendeu uma vez que o Simão saiu da maternidade com suplemento por causa da ictericia. Aconteceu, já passou e vamos em frente, que atrás vem gente! O leite que o meu bebécas bebe continua a ser o mesmo da maternidade. Agora já bebe o de transição (a partir dos 6 meses mudamos o leite) mas continua com este, o Nan H.A. Nunca teve cólicas, apenas notei 1 ou 2 vezes pequenos incómodos. Somos uns sortudos, é o que é!
E pronto, esta semana vamos à consulta dos 7 meses e já sei que vamos introduzir, sei lá, o "fish and chips"?! (risos) Vamos ver como corre o peixinho na sopa. A mana adorou! Vamos ver o mano!...
Até lá! beijinhos e um excelente ano a quem me lê! Obrigada!