Olá, cá estou eu com breves noticias.
Vou falar-vos sobre a minha saúde.
Já vos tinha contado que antes de engravidar do Simão mudei completamente a minha alimentação. Basicamente percebi que comia emoções. Tratei com muito carinho este aspecto. Aceitei-o e ao reconhecê-lo dei a mim própria um auto-conhecimento que me ajudou a conter a minha compulsão para comer. Eliminei por isso o açúcar, as farinhas com glutén e parte dos lacticínios.
Descobri mais tarde que a dieta que eu tinha escolhido para a vida era nada mais do que a chamada Dieta do Paleolítico.
Contra muito do que acreditava até então, porque sou naturalmente contra-corrente e detesto seguir modas (agora parece que virou moda algo que não é nada novo pois tem milhares de anos...). Adotei este estilo de vida que me desafiava a ser livre da dependência de açúcar e me puxava para vir para a rua, para o sol, para a floresta que amo.
Comecei ao mesmo tempo a fazer caminhadas vigorosas e pouco depois a correr. A combinação destes 2 factores permitiu-me emagrecer 12 quilos desde Março até Setembro de 2015, altura em que finalmente engravidei, com supervisão médica mas, sem recurso a qualquer tratamento de fertilidade.
Com a minha gravidez de alto risco surgiram inicialmente algumas complicações que me obrigaram a ficar em casa, de repouso, 7 meses.
Já partilhei o quanto este descanso forçado me afectou. Durante a gravidez tive uma recaída emocional. O isolamento e a solidão inerente a quem tem de ficar confinada a 4 paredes puxou-me para trás e regredi. Comi toda a porcaria que possam imaginar e sentia-me feliz ao fazê-lo, acreditem.
Engordei 23 quilos. Nunca na vida pesara tanto. As dores nas articulações eram insuportáveis e tive insónias muito antes do Simão nascer. Durante a noite sentia que tinha no colchão uma pedra por baixo da articulação da anca. Dormia por cima de um edredão dobrado em 4, com uma almofada entre as pernas. Mesmo assim doía muito.
Quando o Simão nasceu resolvi voltar à minha dieta para recuperar e simultaneamente perder peso. Passados 10 dias tinha perdido 11 quilos. Hoje, já lá vão 13 meses, preciso perder uns meros 3,5 quilos.
O meu corpo mudou muito. O excesso de peso aliado a uma barriga enorme, como se vê na foto, não ajudaram muito. Estou, no entanto, e era isto que queria essencialmente partilhar, a investir na minha saúde. Até da parte estética estou a cuidar e a procurar tudo o que está ao meu alcance corrigir.
O meu foco não está só na alimentação. Procuro passar o máximo de tempo ao ar livre. Faço caminhadas. Procuro dormir pelo menos 8 horas por dia. Sim, 8 horas! Vá! Não sejam invejosas e não agoirem!... Tenho um filho dorminhoco sim. Sai ao pai dele. A irmã era igual , não tenho culpa...
Outra preocupação que tenho, e porque tenho um filho muito pequeno para cuidar aos 46 anos, é a prevenção.
Acredito que aos pouquinhos a politica da saúde em Portugal está a mudar para investir cada vez mais na prevenção. Já todos sabemos, e pagamos com as nossas contribuições, o preço astronómico que custa um simples tratamento oncológico e daí a preocupação acrescida em investigar aos primeiros sintomas.
Dia 8 de Agosto, vou fazer o meu primeiro Checkup oncológico. Deste fazem parte vários exames e rastreios dermatológicos, ginecológicos, pulmonares, 1 tomografia, 1 colonoscopia, mamografia, entre outros. Estou muito grata à minha empresa Fidelidade, por esta regalia fantástica pois é muito cara mesmo mas, sabem, este checkup já salvou a vida de alguns colegas meus. E a vida essa, é preciosa e não tem preço.
Quero incentivar-te a fazeres checkups com regularidade. Não tenhas medo! Fala com o teu médico de família ou outro médico de confiança.
Mais vale prevenir, do que remediar algo que por vezes já não tem remédio. E confia, fica seguro, cuida-te.
Beijinhos a todos e muito obrigada por me lerem!
Ao Senhor clamo em alta voz,
e do seu santo monte Ele me responde.
Eu me deito e durmo, e torno a acordar,
porque é o Senhor que me sustém. - Salmos 3 vs 3-5
Mais vale prevenir, do que remediar algo que por vezes já não tem remédio. E confia, fica seguro, cuida-te.
Beijinhos a todos e muito obrigada por me lerem!
@anavalido 2017
Mas tu, Senhor,
és o escudo que me protege;
és a minha glória
e me fazes andar de cabeça erguida.
és o escudo que me protege;
és a minha glória
e me fazes andar de cabeça erguida.
Ao Senhor clamo em alta voz,
e do seu santo monte Ele me responde.
Eu me deito e durmo, e torno a acordar,
porque é o Senhor que me sustém. - Salmos 3 vs 3-5



