quarta-feira, 26 de julho de 2017

Mamã Saudável, Bebé feliz!

Olá, cá estou eu com breves noticias.
Vou falar-vos sobre a minha saúde.
Já vos tinha contado que antes de engravidar do Simão mudei completamente a minha alimentação. Basicamente percebi que comia emoções. Tratei com muito carinho este aspecto. Aceitei-o e ao reconhecê-lo dei a mim própria um auto-conhecimento que me ajudou a conter a minha compulsão para comer. Eliminei por isso o açúcar, as farinhas com glutén e parte dos lacticínios. 
Descobri mais tarde que a dieta que eu tinha escolhido para a vida era nada mais do que a chamada Dieta do Paleolítico
Contra muito do que acreditava até então, porque sou naturalmente contra-corrente e detesto seguir modas (agora parece que virou moda algo que não é nada novo pois tem milhares de anos...). Adotei este estilo de vida que me desafiava a ser livre da dependência de açúcar e me puxava para vir para a rua, para o sol, para a floresta que amo.
Comecei ao mesmo tempo a fazer caminhadas vigorosas e pouco depois a correr. A combinação destes 2 factores permitiu-me emagrecer 12 quilos desde Março até Setembro de 2015, altura em que finalmente engravidei, com supervisão médica mas, sem recurso a qualquer tratamento de fertilidade.
Com a minha gravidez de alto risco surgiram inicialmente algumas complicações que me obrigaram a ficar em casa, de repouso, 7 meses. 

Já partilhei o quanto este descanso forçado me afectou. Durante a gravidez tive uma recaída emocional. O isolamento e a solidão inerente a quem tem de ficar confinada a 4 paredes puxou-me para trás e regredi. Comi toda a porcaria que possam imaginar e sentia-me feliz ao fazê-lo, acreditem. 
Engordei 23 quilos. Nunca na vida pesara tanto. As dores nas articulações eram insuportáveis e tive insónias muito antes do Simão nascer. Durante a noite sentia que tinha no colchão uma pedra por baixo da articulação da anca. Dormia por cima de um edredão dobrado em 4, com uma almofada entre as pernas. Mesmo assim doía muito. 
Quando o Simão nasceu resolvi voltar à minha dieta para recuperar e simultaneamente perder peso. Passados 10 dias tinha perdido 11 quilos. Hoje, já lá vão 13 meses, preciso perder uns meros 3,5 quilos. 
O meu corpo mudou muito. O excesso de peso aliado a uma barriga enorme, como se vê na foto, não ajudaram muito. Estou, no entanto, e era isto que queria essencialmente partilhar, a investir na minha saúde. Até da parte estética estou a cuidar e a procurar tudo o que está ao meu alcance corrigir.
O meu foco não está só na alimentação. Procuro passar o máximo de tempo ao ar livre. Faço caminhadas. Procuro dormir pelo menos 8 horas por dia. Sim, 8 horas! Vá! Não sejam invejosas e não agoirem!... Tenho um filho dorminhoco sim. Sai ao pai dele. A irmã era igual , não tenho culpa...
Outra preocupação que tenho, e porque tenho um filho muito pequeno para cuidar aos 46 anos, é a prevenção. 
Acredito que aos pouquinhos a politica da saúde em Portugal está a mudar para investir cada vez mais na prevenção. Já todos sabemos, e pagamos com as nossas contribuições, o preço astronómico que custa um simples tratamento oncológico e daí a preocupação acrescida em investigar aos primeiros sintomas.
Dia 8 de Agosto, vou fazer o meu primeiro Checkup oncológico. Deste fazem parte vários exames e rastreios dermatológicos, ginecológicos, pulmonares, 1 tomografia,  1 colonoscopia, mamografia, entre outros. Estou muito grata à minha empresa Fidelidade, por esta regalia fantástica pois é muito cara mesmo mas, sabem, este checkup já salvou a vida de alguns colegas meus. E a vida essa, é preciosa e não tem preço.
Quero incentivar-te a fazeres checkups com regularidade. Não tenhas medo! Fala com o teu médico de família ou outro médico de confiança. 
Mais vale prevenir, do que remediar algo que por vezes já não tem remédio. E confia, fica seguro, cuida-te.
Beijinhos a todos e muito obrigada por me lerem!

@anavalido 2017



Mas tu, Senhor,
és o escudo que me protege;
és a minha glória
e me fazes andar de cabeça erguida.

Ao Senhor clamo em alta voz,
e do seu santo monte Ele me responde.


Eu me deito e durmo, e torno a acordar,
porque é o Senhor que me sustém. - Salmos 3  vs 3-5

domingo, 2 de julho de 2017

O Bebé já tem 1 Ano!

Só vos digo isto: Ser feliz dá muito trabalho!
Tenho estado afastada da blogosfera, é verdade! Vou explicar porquê:
Estou muito ocupada a ser feliz!
Depois do programa da Fátima Lopes, o que mudou? Pouco. Mas isso já eu sabia! O que eu queria era sim, com o meu testemunho, ser agente de mudança em outras vidas. O que se alterou na minha? 
Tornei-me mais recatada. Parece um contra senso. Há de facto detalhes privados da minha vida familiar que guardo para mim e para os que são próximos. Já não divulgo tudo o que faço, onde estou ou o que penso nas redes. Perdi mesmo a necessidade de mostrar aos outros a minha felicidade ou infelicidade, conforme os dias. 
Não tenho nada a provar, já antes não tinha. 
Estou mesmo ocupada a ser feliz!
Sabem, sou uma pessoa expressiva e que não tem problemas em falar e em se expor em publico, ou mesmo na televisão, quem me conhece sabe que eu sou assim. É a minha faceta de artista. Mas, isso não faz de mim uma exibicionista. Bem pelo contrário! Eu gosto também muito de trabalhar nos bastidores da vida das pessoas, e é isso que tenho feito. Através dos meus relacionamentos e até do meu trabalho. Invisto em vidas, e continuo a investir em mim e na minha família.
A verdade, verdadinha tenho de vos confessar: Exposição a mais incomoda-me porque não sei quem me está a ver porque genuinamente se interessa e quer aprender, partilhar, etc., ou quem está a ver simplesmente por cusquice, e a última faz-me muita comichão!
Continuando... aconteceu algo fantástico no passado mês de Junho. O meu bebé fez 1 ano e festejámos o seu 1º de muitos aniversários! "O tempo passa a correr", esta expressão ouve-se por todo o lado e é bem verdade! Parece que alguém pôs isto a rodar mais depressa, tipo um carrossel maluco!
Foi uma azáfama a 1ª festinha do meu menino! Queríamos que fosse especial, pois era a 1ª e ele foi tão esperado! Todos ajudaram. A mana esmerou-se e enfeitou a sala com balões do tema que escolhemos: O Mickey Bebé! O bolo foi a mamã que fez, na minha estreia com a pasta de açúcar! Estava cheia de medo mas, afinal, vai ser uma relação para a vida! (tinhas razão, Sofia!) Correu lindamente e já estou a planear o bolo da Beatriz que faz 17 primaveras este mês! 
Ah! Mas não é nada Paleo!... Pois não... e então?! O bebé também ainda não come bolos. Há venenos bem piores que o açúcar, que nunca amargou! O bolo era também vermelhinho por dentro com corante natural. 4 camadinhas recheadas com natas frescas e mascarpone e mirtilos fresquinhos pelo meio! Estava pouco bom, estava! 
Por falar em alimentação. O bebé está muito Paleo, mas tem dias! Sinto que não tenho informação suficiente para tomar certas decisões que só quando ele for mais crescido vou tomar em consciência e sem medos e/ou duvidas, que ainda tenho em relação a um bebé tão pequeno. Sobre o açúcar refinado, como não tenho dúvidas nenhumas, não lhe dou. O pediatra diz a rir, que eu não consigo evitar que ele coma açúcar para sempre, que um dia ele vai provar. Ok! Claro que sim, mas não lhe vou oferecer diariamente, isso nunca! 
Come glúten? Também come sim. Ontem provou papas de aveia sem glúten com maçã triturada. Adorou! Come muita carninha e peixinho! Até sopinha de fígado de vaca ele adora! Ovinhos já come inteiros e na sopinha de peixe coloco sempre ovo. Muita batata doce e muito espinafre come o meu menino! Adora iogurtes gregos feitos pela mamã na minha amiga Bimby. Ah! Pois é: de compra, nem vê-los que estão cheios de açúcar e espessantes e outros mistérios que ninguém consegue desvendar. Depois de uma conversa com o pediatra, comecei a fazer os iogurtes do Simãozinho com leite gordo do dia e sem açúcar adicionado. 
Fruta triturada da que houver com iogurte são o seu lanche preferido! Também compro fruta triturada em boiões mas sempre procuro as que são 100% fruta. Está uma maravilha o nosso menino no percentil 85 em peso e altura! Um rapagão, lindo de morrer! Sempre bem disposto e sorridente.
E são estas algumas das novidades! Enquanto o bebé dorme a sestinha, cansado do seu 1º banhinho de mar, a mamã está aqui a por a converseta em dia.
Beijinhos a todos e muito obrigada por me lerem!

@anavalido 2017

Revisão Beatriz Valido