sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Vamos perder peso?

Peso na minha gravidez

Se eu não tivesse perdido 12 quilos e começado a fazer exercício físico todas as semanas, eu nunca teria suportado uma gravidez de alto risco. Percebo hoje que foi Deus que desde a campanha 40 dias com propósito, me inspirou a preparar-me fisicamente para resistir a 7 meses de baixa em casa, 2 deles de repouso absoluto os restantes de repouso moderado. Foi muito duro quer física, quer emocionalmente. Fui muito abençoada em alguns aspectos: Náuseas foram mínimas e diabetes desta vez não tive. Foi muito bom, sim mas foi assim que engordei 23 quilos. Comi tudo o que me apetecia, dei-me a esse direito. Afinal não é todos os dias que engravidamos aos 44 anos... Claro que neste momento estou arrependida mas na altura, não queria que faltasse nada ao meu bebé. Só que ele nasceu com 3,350 quilos e tudo o que eu comi, ficou comigo...bem nem tudo. 10 dias depois dele nascer eu já tinha menos 11 quilos perdidos com ele, placenta, sangue e líquidos etc e tal, e sim desta vez fiz muita retenção. Nesta altura basta fazermos a matemática, voltei quase à estaca zero, quase! agora tenho outro conhecimento do meu corpo que na altura não tinha. Acho que estou em vantagem. Já voltei ao meu regime com cuidado por causa da amamentação. Já agora dizem que amamentar emagrece... a mim nunca pois tenho sempre muita fome.. Mas já estou na luta!... Noto o meu metabolismo fraquinho, fraquinho! o que é natural e vem na sequência da gravidez. É sobretudo uma questão hormonal. O corpo conserva as gorduras para salvaguardar a alimentação do bebé.

Regras para comer

Acredito que uma dieta é para fazer para sempre, e por isso não devemos nem ser radicais, nem comer alimentos que não gostamos. Também acredito que podemos aprender novas formas de cozinhar e que o nosso paladar pode melhorar e aprender novos sabores. Também acredito que ninguém emagrece sem passar uma fomeca! Deixemos-nos de ilusões, se não fecharmos a boca e dissermos "não", não perdemos peso.

Regra nº 1: Se tiveres fome, bebe água porque pode ser sede.
Dá vontade de rir mas é verdade! A sede pode manifestar-se com aquela sensação de "apetece-me comer qualquer coisa mas nem sei o quê", pois não é comida, é águinha mesmo!
Regra nº 2: Comida deve ser o mais colorida possível. O mais colorida também é o mesmo que dizer mais apelativa ao olhar, porque os olhos também comem.
Regra nº 3: Devemos comer os alimentos o mais perto possível do seu estado original. Quanto mais cozinhamos o alimento e mais lhe juntamos molhos e condimentos, mais calórico e menos saudável.
Regra nº 4: Se estás sempre com fome são aconselháveis 5/6 pequenas refeições por dia. Por 3 motivos: Trazem um aporte calórico equilibrado durante o dia; evitamos os períodos de grande fome, quando normalmente se cometem os grandes erros alimentares; aceleramos um pouco o metabolismo. Se passas muitas horas sem comer e com fome, o teu organismo retrai-se e conserva as gorduras. Não as gasta porque pensa que vai precisar delas mais tarde. Se não, 2 a 3 são suficientes. Deixa o corpo ditar o numero. Se não tens fome, não comas.
Regra nº 5: Limpeza na dispensa e frigorífico. Amigos, longe da vista, longe do coração! Deitem fora tudo o que vos faz mal. E não vale batota como mergulhar o dedo na Nutella da filha (eu já fiz...upsss!)


Que dieta escolher?

Eu inspirei-me na Dieta Paleo. Esta dieta proíbe 3 grandes grupos de alimentos: Farináceos; Lacticínios e Açucares. Reparem bem no que implica, por si só, retirar da dieta diária estes 3 grupos da comida. O enorme numero de calorias que deixávamos de ingerir.
Como existem muitas variáveis da Dieta Paleo, a minha também tem alternativas. Podemos procurar as que mais se adaptem à nossa forma de comer. Foi o que fiz.
Farinhas, não há duvidas pois não? Adeus pão! Lacticinios eu como os fermentados: queijo e iogurtes naturais. Açucar, adoço com pouco mel e às vezes frutose. Entrem no link que sugeri e podem procurar outros pois há muita informação. A Paleo também elimina o café e as leguminosas. O café bebo 1 por dia e leguminosas como 1 refeição de 2 em 2 semanas. Claro que de vez em quando como arroz ou batata frita. Também como um bolo mas este apenas em dias de festa. Também os cozinho aliás, cozinho muita coisa que não como. Enquanto a família come arroz, eu como salada ou legumes por exemplo. Mas eles alinham comigo a maior parte das refeições. Sopa? sempre! mas sem batata, ok?! Recordo que eu escrevi que me inspirei, não disse que sigo à risca. A Paleo defende o consumo de carne, peixe, marisco e ovos mas tudo de animais criados em pastos, ao ar livre e/ou de uma forma sustentável. Isto vai ser possível no nosso pais a médio prazo, eu acredito que para lá caminhamos. O custo deste tipo de alimentos é ainda hoje muito alto por isso opto pelo meu talho de confiança e no peixe aproveito sempre as promoções mas consumo, confesso, alguns peixes de aquacultura. E é isto amigos! Não há segredo nenhum. Tudo às claras. Vocês podem escolher outro tipo de dieta: Vegetariana ou Vegana mas, não o façam sozinhos. Procurem especialistas para aprenderem a fazer refeições equilibradas.
E breve darei receitas com fotos e dicas sobre os chamados super alimentos.


Truques para lidar com o apetite

Eu uso vários truques pois, sejamos sinceros, nas primeiras semanas custa imenso. Sentimos muita fome, muita ansiedade e dores de cabeça e é aquele período em que não se vêm resultados na balança. Por balança. eu não me peso todos os dias. Peso-me num dia especifico da semana, de manhã em jejum e sem roupa. É normal não vermos o peso baixar antes de 15 dias, mesmo se fizermos tudo certinho. 
A comida não deve controlar-te, tu é que deves controlar o que comes.

1º Truque - Pensar sempre antes de comer. Mais do que truque este é uma máxima! No caminho para o restaurante decido sempre o que NÃO vou comer e peço alternativas saudáveis. Comer tem de ser uma actividade mental e não emocional. Em casa a mesma coisa. Quando planeio o jantar para eles preparo sempre um acompanhamento para mim. Por ex. costumo cozer legumes variados para ir usando ao longo de +/- 4 dias. (couve; couve-flôr, bróculos, cenoura, nabo) assim não me apanham desprevenida.
2º Truque - Beber água sempre que sinto fome. Pode ser sede mesmo e que não seja, adiamos o apetite mais um pouco. Não preciso de falar dos enormes benefícios da água, pois não? Se és daquelas estranhas criaturas que não gostam de água, bebe tisanas. Se não queres comprar as do mercado: Luso sabores ou o Pleno Tisanas, faz 2 litros do teu próprio chá, sem açúcar (excepto chá preto e verde) e deixa-o arrefecer e vai bebendo ao longo do dia.
3º Truque - Comer sempre sentada à mesa. Comecei a fazer isto logo ao pequeno almoço, o que não acontecia até aí. Resultado: de manhã temos logo um tempinho de qualidade em família, e é muito mais fácil  planear e controlar o que comemos.
4º Truque - Comer em pratos pequenos. Este é velho mas resulta. Dá a sensação que comemos muito.
5º Truque - Quando sentires fome fora das refeições que planeaste lava os dentes. Isto envia uma mensagem ao cérebro de que já terminaste de comer, o mesmo para logo após as refeições. Assim melhoras a tua higiene oral e tudo!
6º Truque - Mastiga pelo menos 20/30 vezes cada garfada. O estômago demora cerca de 30 minutos a informar o cérebro de que já comeu. Assim ganhas tempo. Parece-te difícil? experimenta entre cada garfada pousares os talheres. Com companhia é mais fácil porque conversamos.

Que exercício fazer?

Para a semana vou dar-vos receitas, até lá: pensem numa actividade física que gostariam de fazer. Eu comecei a fazer aquilo que gosto que é correr. Comecei por caminhadas vigorosas. Nada de passear e apanhar flores, é caminhada dura e rápida mesmo!
Resumindo: É impossível perder peso se o numero de calorias ingeridas for igual ao numero de calorias gastas. Se comermos mais, engordamos, se comermos igual, mantemos. Temos de ingerir menos do que consumimos e o exercício ajuda a gastar o excesso acumulado para alem de que estimula o metabolismo.
Somos como uma máquina enferrujada que custa a arrancar mas é preciso iniciar o caminho que logo, logo vamos conseguir. Não desistam sem experimentar! Nós conseguimos!

Foto minha por @Jandy Lopes

1 comentário:

  1. Gostei muito desse seu texto. Vou mostrar pra minha esposa pois ela também está grávida. Pro meu caso, o cardápio é esse aqui. Mas algumas das dicas podem servir pra mim.

    ResponderEliminar